domingo, 16 de janeiro de 2011

Crônica alencarina


Fortaleza não parece mais a mesma. Um ano de afastamento e a cidade parece maior, mais agitada e nervosa.

Em minha última estada tive a oportunidade de viajar novamente de trem (futuro metrô). Dessa vez a viagem foi com ar-condicionado - a mais recente mudança desde que as obras do "Metrofor" iniciaram para valer.

A cidade está passando por várias obras. Isso é bom e necessário, apesar de ser um transtorno (como em toda obra).

No centro da cidade o que me chamou a atenção foi a quantidade de lojas de comerciantes orientais. Não sei se são chineses ou coreanos, só sei que estão prosperando vendendo seus produtos de qualidade duvidosa.

Como sempre, não posso ir ao centro de Fortaleza sem comer pastel com caldo-de-cana na tradicional lanchonete Leão-do-Sul. Mesmo eles colocando azeitona com caroço e tudo dentro do pastel, eu ainda gosto de lá (imagino quantos desavisados não quebraram dentes!).

Definitivamente, desacostumei com o ineficiente transporte público. Enquanto não melhorarmos essa questão as pessoas continuarão comprando mais e mais carros entupindo as nossas ruas e avenidas.

Também não poderia deixar de ir no "Ordones" e no "Faustino": comida de ótima qualidade e amigos de longa data.

Desta vez fui a Fortaleza não com o sentimento de alguém que "volta para casa" mas de alguém que vai visitar a família. Apesar de ter saudades de Fortal minha casa agora é aqui no norte.

Nenhum comentário: