quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A morte de Steve Jobs


Steve Jobs foi um empresário americano de sucesso que faleceu em 05/10/2011. Fundador da Apple, empresa que fabrica computadores.

Nos anos 90, um computador Apple, para mim, era sinônimo de tecnologia, robustez, design e qualidade. Infelizmente o preço e o problema da incompatibilidade fizeram com que ele não fosse acessível.

Jobs era pouco conhecido no Brasil pela população em geral, da mesma forma que seus computadores Macintosh.



Nos últimos anos algumas criações de sua empresa se tornaram mundialmente conhecidas devido ao marketing: IPod, IPhone, IPad.

Estranhei toda a cobertura nacional sobre seu falecimento. Fiquei pensando: "Imagina quando for a vez do criador da Microsoft, que tem seu sistema operacional difundido em quase todos os computadores que rodam por aqui". Aí será um mês de cobertura no JN, Globo Repórter e Fantástico (as outras emissoras, como sempre, copiarão) além do(a) Presidente do Brasil na ocasião decretar luto oficial de 3 dias.

No programa Fantástico, trechos de um discurso seu foram levados ao ar dublados por um ator global. A apresentadora Patrícia Poeta quase chora no ar (exagero meu!).

Lamento a morte do Steve Jobs. Ele foi muito importante para a indústria. Em algumas coisas inovou, em outras copiou (ou como ele gostava de falar "pirateou").

Exigia longas jornadas de trabalho de seus funcionários; de vez em quando humilhava alguém. Remunerava todos satisfatoriamente e foi recompensado com bilhões de dólares.

Nenhum comentário: