domingo, 10 de janeiro de 2010

Viagem internacional


Finalmente fiz minha primeira viagem internacional. Tenho vários amigos(as) e parentes que já carimbaram o passaporte. Agora foi a minha vez! Se bem que... não precisei de passaporte. ;-D

Sempre imaginava qual seria o primeiro país que eu visitaria. Pensava que seria a Argentina ou o Chile. Ledo engano. Como estou em Roraima aproveitando minhas mini-férias (recesso forense), fui convidado por parentes para conhecer a Guiana (pronunciando-se o "u" como me ensionou uma certa professora paraense). São 127Km entre Boa Vista e a cidade de Lethem na Guiana. Fomos em um sábado para conhecer e fazer compras.



No posto da Polícia Federal fomos lembrados de que após a fronteira a mão da via é a inglesa, ou seja, deve-se trafegar pela esquerda. Sempre os chatos dos ingleses e ex-colônias e o seu Sistema Imperial Britânico que foi feito para complicar as coisas, com suas milhas, polegadas, pés, jardas e galões.

No posto de fronteira na Guiana o sujeito contou a quantidade de pessoas no carro: "One, two, three, quatro, cinco. Ok". Foi assim mesmo, em um "portinglês".

Pediu para abrirmos o porta-malas. Nessa hora, a dona do carro exclamou: "Tomara que ele não encontre o facão que está lá atrás". Por sorte o guarda de fronteira não quis ver o que estava enrolado em papel jornal! Depois do susto seguimos para Lethem.

Assim como nós, vários outros roraimenses decidiram fazer a mesma coisa, logo, Lethem estava cheia de brasileiros fazendo compras: vestuário, eletrônicos e móveis. Interessante constatar que a região possui muitos comerciantes originários do oriente médio. É possível ver as mulheres com aquelas burcas pretas na região.

Depois das compras resolvemos almoçar em um hotel que encontramos. Para o nosso azar, o funcionário bilingue estava ausente e fomos atendidos por uma senhora que só falava inglês. Conseguimos desenrolar a conversa e fomos servidos: Frango com batatas fritas! Sem feijão, macarrão ou arroz. Como diria Obelix: "esses ingleses são uns loucos".


Recomendo o passeio.

Nenhum comentário: