sábado, 22 de maio de 2010

Os Novos Estados

"Oi! Eu sou cearense. E vc?"

"Eu sou gurgueiense!"

O Estado da Gurguéia ainda não existe mas é uma reivindicação de alguns setores do Piauí.

Da mesma forma querem criar os seguintes Estados: Triângulo(!?), Tapajós, Carajás, Planalto Central, São Francisco, Araguaia, Mato Grosso do Norte e Maranhão do Sul.

Além disso, existem projetos que visam declarar várias áreas como sendo território federal.


Tenho certeza que essa história de Maranhão do Sul é coisa do Sarney. Ele é Senador pelo Amapá, a filha está no Maranhão e talvez ele queira um netinho como governador do Estado do Maranhão do Sul... ou até mesmo da Gurguéia.

Quanto ao Mato Grosso do Norte, daqui a pouco vão querer criar o Mato Grosso do Leste e o Mato Grosso do Oeste.

Moro no interior do Pará, em um município chamado Itaituba. Essa região deseja se separar do Estado do Pará formando o Estado do Tapajós, com capital em Santarém. Ainda não tenho opinião formada sobre se seria melhor ou não a separação. Por um lado, a região receberia uma parte da verba federal destinada aos Estados o que faria com que fossem criadas melhores estruturas no que concerne à educação, saúde etc. A região do Tapajós poderia definir as prioridades locais e investir no desenvolvimento regional.

Por outro lado, essa verba seria administrada por quem? Quem seriam os nossos administradores? Os atuais caciques locais, deputados e prefeitos que fazem muito pouco pelo povo atualmente? E são esses os mais veementes nessa história de novo Estado.

E qual é a opinião do povo? Boa parte da população local não tem a mínima ideia do que isso representaria. Muitos creem no conto de sereia das lideranças locais que dizem que com a criação do novo Estado tudo vai melhorar, blá, blá, blá.

E a conta? Bem, a conta dessa criação vai ser de TODO MUNDO! Todo cidadão brasileiro vai ter que financiar a criação desses Estados. E o custo não é pequeno não!

Espero que nossa classe política tome a decisão mais sensata com relação a essa questão. Eu, como já disse, não tenho opinião formada, mas torço para que alguma alma com bom senso pelo menos troque esse nome de "Gurguéia" que parece nome de doença venérea.

Nenhum comentário: