sexta-feira, 11 de junho de 2010

Direitos Humanos


Quase todo dia nos deparamos com a seguinte situação: jornal noticiando um crime terrível. O acusado, depois de preso, é levado para a delegacia aonde é "interrogado". Nesse momento algum membro de entidade de defesa dos direitos humanos vai acompanhar a atuação da polícia de perto. Nessa hora o apresentador esbraveja: "Para defender criminoso aparece o pessoal dos direitos humanos. Quando é que eles vão ver a família da vítima?"

Na minha "época das trevas" eu pensava semelhante ao apresentador. Depois, ao conhecer um pouco mais sobre Direito (disciplina jurídica), vi que existe uma grande confusão feita pela sociedade sobre o papel das entidades que atuam na defesa dos direitos humanos.

Vou tentar explicar:

É óbvio que a nossa sociedade está cheia de exemplos onde os direitos humanos são desrespeitados. Mas, quais são os direitos humanos?

Os direitos humanos são princípios internacionais ­que servem para proteger, garantir e respeitar o ser humano. Devem assegurar às pessoas o direito de levar uma vida digna, com acesso à liberdade, trabalho, saúde, moradia, educação, dentre outras coisas.

E ainda somos Penta rumo ao Hexa! ;-)

Dessa forma, ao pôr o pé fora de casa já nos deparamos com violações aos direitos humanos - no trânsito, nas esquinas, nas calçadas etc.

Muitas entidades que atuam na defesa dos direitos humanos exercem fiscalização sobre o ESTADO, visando impedir que este atente contra a liberdade de pensamento ou de expressão e respeite a incolumidade física de seus nacionais.

Daí o porquê deles se apresentarem sempre em situações que envolvam presos, penitenciárias, delegacias e situações com reféns.

Não é só essa a função desses grupos. Eles também atuam na defesa dos direitos civis, políticos, sociais, culturais, econômicos e ambientais. Infelizmente, só são lembrados pela sociedade em situações que envolvem crimes escabrosos.

Pedir que uma entidade de direitos humanos vá "consolar" a família de uma vítima da criminalidade é, no mínimo, desconhecer o que são direitos humanos e o papel fundamental que estas entidades desempenham na sociedade.

Essa acima é ótima!

Nenhum comentário: