sábado, 5 de julho de 2008

Eu uso óculos - por enquanto(*)

Estive hoje (01/07/2008) em uma situação constrangedora no trabalho. Fui escovar os dentes depois do almoço e não levei a chave da sala. Meu colega de trabalho saiu para almoçar e trancou-me do lado de fora... com escova, pasta de dentes, fio-dental (bucal!) e... sem óculos!

Esse último detalhe... Me fez pensar.

A importância dos óculos para quem é míope. Só damos a devida importância quando estamos em situação de privação, como foi o meu caso.

Na longa espera pelo colega de trabalho, vieram os devaneios. E se eu estivesse em uma ilha deserta – sem óculos? O que seria de mim?

Rememorando algumas cenas do filme “O Náufrago” com Tom Hanks, que assisti alguns anos atrás, acho que esse fato (não estar com os óculos) seria fundamental no que concerne a minha sobrevivência. Decididamente... eu não sobreviveria sem os meus óculos.



Como faria, p.e., para “caçar/pescar” peixes sem ter uma boa visualização do “alvo”. Como poderia solicitar socorro na hipótese de um navio ou avião se aproximar da ilha? Só quando estivesse a uns poucos metros conseguiria visualizar o provável objeto da minha salvação.

Lembrei-me daquelas brincadeiras com amigos... “Se você fosse para uma ilha deserta, o que levaria?” ou “Quem levaria?”.

Hoje em dia, fazendo essa pergunta para os meus amigos(as), com certeza ouviria algo como:

“Levaria a Juliana Paes!”

“Levaria a Mulher Melancia!”

“Levaria o Rick Martin!”

Já este que vos escreve...

Levaria os óculos!

(*) O “por enquanto” é porque pretendo corrigir minha miopia com um procedimento cirúrgico.

Nenhum comentário: