quinta-feira, 17 de julho de 2008

Informática

Sou técnico em informática industrial. O "industrial" é pomposo e bonito, mas na realidade, tive uma formação de técnico em informática com habilitação em programação de computadores e ponto final!


Eu, botando a mão na massa



Quando terminei o nível médio técnico descobri duas coisas: 1) gosto muito do que a tecnologia tem a nos oferecer; 2) não quero trabalhar como técnico de informática o resto da vida. A informática, por vezes é ingrata com os seus manipuladores. Você faz tudo certo... e dá tudo errado. Você demora a fazer um atendimento... quando chega, o problema simplesmente não existe mais. Parece coisa sobrenatural, mas não é. Há um sentido, uma lógica, uma explicação técnica. O problema é que, devido à dinâmica da vida (ficou bonito não? “dinâmica da vida”), você não tem tempo para se esmiuçar tentando descobrir o que foi que aconteceu na realidade. Aí, fica essa coisa “mágica”. Não é raro dizerem... Fernando, foi só você chegar e o problema desapareceu. Talvez porque o computador saiba que comigo é na base da “porrada”!




Depois de mais de 10 anos lidando com computadores, aprendemos algumas técnicas importantíssimas para quem quer ser do ramo. Elas foram catalogadas pelos analistas de suporte do MIT americano e servem para resolver a maioria dos problemas:

1ª Técnica - “Um tapinha não dói”. Desnecessários os comentários!

2ª Técnica - “Reseta tudo”. Reinicia tudo ou, desliga e liga novamente.

3ª Técnica - “Deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Amanhã você liga e está tudo funcionando perfeitamente.

4ª Técnica - “Apaga tudo e coloca tudo de novo”. É a velha formatação ou, desinstalação e reinstalação de programas problemáticos. Medida que deve ser empregada em último caso pois dá muito trabalho.

5ª Técnica - “Arrocha o nó”. Acocha os parafusos do equipamento. Acocha as placas. Acocha tudo! Gostei dessa palavra... nunca escrevi antes.. “acocha”. Acocha,acocha, acocha, acocha...

6ª Técnica - “Coloca pra bronzear”. No inverno, é comum os computadores que ficam muito tempo parados acumularem umidade em excesso e deixarem de funcionar. A dica é: abra a CPU e a coloque no sol por alguns minutos. Muitas vezes, ele volta a funcionar. A exposição é por uns poucos minutos e não recomendo que seja feita por leigos. Eu não acreditava que funcionava até que testei a técnica.

Se nada disso der certo diga que a causa do problema é o Windows ou a COELCE ou a BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema) ou um problema de junta! Acrescente afirmando que tais problemas foram agravados pelo aquecimento global, a queda da bolsa, o fato do salário estar atrasado, a libertação do banqueiro Daniel Dantas... Enfim, desculpas na informática não faltam.

IMPORTANTE: O texto acima foi enviado por um amigo que também se chama Fernando e que também é Técnico em Informática. As idéias aqui postadas não representam o pensamento nem a conduta ética do criador deste blog. ;-)

Nenhum comentário: